Agrupamento | 05/02/2025
Na 2ªfeira, dia 15 de janeiro de 2025, a Escola Secundária da Moita recebeu a Srª Deputada da Assembleia da República Rosário Gambôa, do Partido Socialista, que foi recebida pela Comissão de Receção, constituída por algumas alunas do 11ºD1, que fizeram uma visita guiada à Srª Deputada pela Escola e a acompanharam ao Auditório.
Aqui deu-se início à Sessão, onde a Srª Deputada dá uma breve explicação de como funciona o Parlamentos dos Jovens e de seguida como é constituída a Assembleia da República, a sua composição e sobre como funcionam as comissões, além das suas funções. Dá assim grande ênfase ao Correio do Cidadão (por correio eletrónico), que é como os cidadãos comuns podem dar o seu contributo fazendo chegar as suas preocupações à Assembleia da República.
Passou-se ao tema das Novas Tecnologias – Oportunidades e Desafios para os Jovens, que focou a influência da tecnologia na vida dos jovens e de todos nós, nomeadamente nas relações interpessoais. Como investigadora nesta área a Srª Deputada falou também no avanço tecnológico na saúde, colocando questões à plateia. Desenvolveu o tema da nanotecnologia – apresentando vários exemplos de como a tecnologia permitiu alcançar uma maior precisão e rapidez na execução de operações, diagnósticos, etc.Abordou também os temas da igualdade e inclusão, expressando que a tecnologia pode provocar o efeito oposto, levando à desigualdade, à desinformação, à destruição da democracia e aos perigos que podem provir daí. Deu o exemplo da altura do COVID-19, onde as fake news aumentaram em massa, falou da diminuição da autoestima dos jovens e também do cyberbullying.
Ao longo do debate, a Srª Deputada deu abertura a perguntas e encontrou-se disponível e interessada em ouvir e esclarecer as dúvidas apresentadas. Então, um aluno levantou a questão das votações nas escolas, que pelo fato de algumas pessoas terem mais influência social, muitas vezes ganham mais votos, não porque fizeram boas propostas, mas sim porque conseguem adquirir mais votos pelas suas conexões sociais. A Srª Deputada responde que muitas vezes as pessoas nem sabem o que os partidos em que votam defendem, mas que apenas votam neles por influências externas, dando ênfase à decisão particular de cada um, sem ter influências de terceiros.
Para finalizar a sessão, salientou-nos a sua opinião pessoal sobre a fé que tem na ciência e como pode combater problemas atuais, como as alterações climáticas. Reflete também na sua esperança nos jovens, por serem mais inclusivos e adeptos a novas ideias, assim como a sua preocupação com o ambiente.
Chega assim às considerações finais, em que nos referiu a grande satisfação que teve em estar na nossa escola, em visitar os espaços comuns que encontrou na nossa escola e a sua decoração. Elogiou e agradeceu aos alunos da escola, aos professores e à direção da escola, pela simpatia com que a tinham recebido.
Reportagem do 11ºD1
Sofia Machado, Ana Inácio, Esmeralda Batista, Matilde Silva e Leonor Pestana